Filmes de Guerra

Dicas de 5 filmes sobre guerras e conflitos mundiais

Ei, mais uma dica ProEnem pra você! Essa é pra quem se amarra em guerras e conflitos mundiais e nas matérias de humanas. Pra quem pensa que não gosta de história e geografia, lá vai uma dica de como aprender esses conteúdos de uma maneira mais alternativa.

Os filmes de guerra são recursos didáticos que se relacionam com os conteúdos trabalhados pelos professores. É a partir desse recurso que se torna possível visualizar situações que aconteceram há décadas e trazer para o imaginário do vestibulando. Aqui no artigo, vamos dar um novo olhar a cinco filmes de guerra que se relacionam com os mais variados assuntos vistos principalmente em história e geografia para o ENEM.

Vem conferir um novo modo de colocar a matéria em dia e se divertir sem ficar com aquele famoso peso na consciência…

Ah, um detalhe importante: nesse post não contém spoillers sobre os filmes! Fique tranquilo.

Hotel Rwanda

O filme Hotel Rwanda retrata um pouco da história da Guerra Civil Africana que se passa em Kigali, capital da Ruanda em 1994. O filme gira em torno de uma guerra entre os hutus e tutsis, quando o presidente de Ruanda morre em um atentado após assinar um acordo de paz. E o grande Hotel des Mille Collines, terá um papel muito importante durante a guerra levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias.

Cartaz do filme Hotel Rwanda

O Resgate do Soldado Ryan

Esse filme é perfeito para aqueles que se interessam em saber mais um pouco sobre a Segunda Guerra mundial. O filme de guerra retrata os soldados norte-americanos na Batalha da Normandia, na Praia de Omaha como parte da operação para libertar a França ocupada pelos alemães. Porém, depois do ataque, descobre-se que três dos quatro irmãos Ryan morreram em combate, e o filme começa a se desenrolar no resgate de James Francis Ryan, que foi um soldado sobrevivente que podia estar em qualquer lugar da França.

Cartaz do filme O Regaste do Soldado Ryan

Ponte de Espiões

Esse é o momento de saber mais sobre a guerra fria com o filme ponte de espiões, que se desenvolve em um contexto de bipolaridade mundial, quando o advogado especializado em seguros James B. Donovan se habilita a entrar em uma tarefa: defender  um espião soviético capturado pelos americanos. Donovan vai protagonizar uma negociação de risco entre os Estados Unidos e a União Soviética, para tentar libertar um piloto norte-americano que foi condenado enquanto sobrevoava o território rival.

Cartaz do filme Ponte de Espiões

O Pianista

Esse filme autobibliográfico vai retratar a história de um pianista Judeu em busca da sobrevivência na Alemanha nazista. Nesse filme de guerra, mostra-se um pouco do que foram os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, além de retratar detalhadamente  como se deu a fuga e sobrevivência do pianista polonês Wladyslaw Szpilman durante esse contexto histórico.

Cartaz do filme O Pianista

E para finalizar esse top 5 que tal um filme brasileiro?!

Cidade de Deus

Segundo Pablo Villaça para o site Cinema em Cena, o filme “Cidade de Deus é o filme certo no momento certo. Lançada em meio a uma das maiores crises de violência da história de nosso país (mesmo se considerarmos a violência patrocinada pelo Estado na época da ditadura), a produção retrata de forma realista – e, consequentemente, chocante – o terrível universo do tráfico que é, sem dúvida, o maior responsável pelas barbaridades que todos enfrentamos atualmente.” E por que não falar sobre a guerra existente no nosso território nacional? (Fonte: Carta Capital)

Cartaz do filme Cidade de Deus

Agora que você já tem uma listinha filmes de guerra, que tal chamar os amigos, o crush, a família ou até mesmo ver sozinho esses clássicos do cinema que vão te ajudar no Enem.

Mais coisas para estudar para o ENEM