Horário de verão começa no primeiro dia do Enem 2018

Horário de Verão mudando no ENEM, e agora?

Governo Federal voltou atrás da decisão de adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. A data inicial será mantida (4/11) e coincide com o primeiro dia de provas do Enem 2018.

Na última segunda-feira, o Palácio do Planalto informou que não haverá o adiamento do início do horário de verão, voltando atrás na informação divulgada pela assessoria no início do mês, que dizia que o início do horário de verão seria adiado para o dia 18 de novembro a fim de não interferir na primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

O adiamento foi solicitado pelo Ministério da Educação com a justificativa de que a mudança poderia confundir os candidatos por conta da necessidade da obrigação de adiantar os relógios. Segundo apuração feita pelo site G1, o governo decidiu manter o início do horário de verão em 4 de novembro em nome da segurança jurídica, em razão do decreto já publicado.

Fique atento, pois teremos quatro fusos horários diferentes no Brasil. No entanto, o fechamento dos portões seguirá o horário de Brasília, às 13h. Os candidatos que chegarem após o horário correto não poderão fazer a prova.

Fique atento aos estados que precisarão adiantar os relógios em uma hora:

Atenção: Como o horário local em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já está uma hora atrás do horário de Brasília, a diferença continuará igual. Isso quer dizer que o fechamento dos portões nos dois estados irá acontece às 12h do horário local.

horariodeveraoparaoenem
Horário de Verão

Afinal o que é realmente o Horário de Verão?

O horário de verão utiliza um sistema de adiantamento do relógio em 1 hora, utilizado em diversos países com o objetivo do melhor a utilização da luz do sol, em prol da economia de energia. Atualmente o horário de verão está presente em 30 países, com a exceção dos países que se encontram próximos a linha de Equador, pois não existe uma definição das estações do ano.

No Brasil, o horário de verão está previsto em um decreto de lei de número 6.558 de 8 de setembro de 2008, conforme escrito no decreto, o horário de verão se inicia todos os anos a meia-noite do terceiro domingo de outubro, e o encerramento do horário de verão também está previsto por lei, sendo terminado no terceiro domingo de fevereiro.

Agora que você já sabe sobre a decisão do governo, não esqueça de adiantar o seu relógio no dia da prova do ENEM.

Veja também os 5 temas mais importantes de Geografia para o ENEM!

Mais coisas para estudar para o ENEM