Fique Ligado – Sustentabilidade no Brasil

ProEnem 13 de outubro de 2016
1 comentário

60

“Modelo de desenvolvimento que busca conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais.” Assim o dicionário Aulete Digital define uma palavra extremamente usada no dia a dia da sociedade brasileira, mas que não parece encontrar correspondência na realidade objetiva do País.

fddsfds

A ideia de sustentabilidade tem sido muito usada como alavanca para vender outras ideias, produtos e serviços, permeando o vocabulário de setores como meio ambiente, economia, educação ou administração pública. É uma ideia mundialmente conhecida desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environment (UNCHE), em junho de 1972, em Estocolmo. A partir dele, o conceito de sustentabilidade tomou forma, chegando com força ao Brasil por ocasião da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro, mas conhecida como ECO-92.

fsadfasdf

A sustentabilidade se definiu, nas terras tupiniquins, de maneira semelhante à adotada em todo o mundo, pressupondo em primeiro lugar que a ação do homem não pode de maneira alguma causar impactos ao ambiente que ocupa. Além disso, essa preocupação não deve se aplicar somente à área que ocupa, mas também se relacionar com todos os setores da sociedade como a economia, a educação e a cultura. Em resumo, a sustentabilidade é algo diretamente ligado ao desenvolvimento de vários setores da sociedade, sem que estes agridam o meio ambiente.

O problema é que a consciência do ser humano em relação à sustentabilidade está diretamente ligada ao seu grau de educação formal e, na atual conjuntura brasileira, é compreensível que haja dificuldades em implementar práticas sustentáveis. Sem educação, é pouco provável que se desenvolva uma consciência a respeito de que é necessário se preocupar e cuidar do meio ambiente no qual se vive.

Por isso, cada atitude individual deve ser repensada, para que se torne possível a sobrevivência das espécies (dentre elas a humana) no contexto ideal de ecossistema equilibrado, onde se procura preservar harmonicamente recursos naturais de nossas matas, florestas, rios, lagos e oceanos.
hdsfghdfghd

Reciclagem de lixo (separando plástico, vidro e resíduos); destinação adequada de baterias de celulares ou outros equipamentos eletrônicos; fim das sacolas plásticas e do desperdício de  água ou a energia elétrica: tudo isso são mudanças de comportamento que começam individualmente e que se propagam geometricamente através de boas práticas de educação e de consciência coletivista.

hfdghfhdf

A sociedade civil brasileira tem se organizado para ajustar comportamento individuais e corporativos, visando a levar o País à trilha do crescimento econômico com equilíbrio ambiental e justiça social, mas o caminho à frente ainda é longo e árduo. Transformar a consciência social de maneira a implantar práticas sustentáveis globais depende de iniciativas de larga escala e desprovidas de fragmentação, pautadas por uma agenda nacional habilmente articulada pelo Estado e a sociedade civil é um dos maiores desafios da sustentabilidade.

Os papéis desses diversos agentes envolvidos no desafio da sustentabilidade se articulam na economia brasileira implicando responsabilidades sociais e projeções de metas imediatas, de médio prazo e de longo prazo. No curto prazo, por exemplo, é preciso estabelecer metas globais de redução de emissões e de apoio ao mecanismo de redução de emissões por desmatamento e degradação (REDD). Já os objetivos de médio e longo prazo são constituir um Fórum Nacional de Sustentabilidade, apolítico, suprapartidário, para forjar um programa/agenda com objetivos mínimos e planos de ação capazes de influenciar poderosamente os debates eleitorais.

gdsfgsdfgd

A necessidade de uma visão mais ampla sobre o meio ambiente por parte da sociedade, vinculando o processo de manutenção da sustentabilidade a uma preocupação presente no dia a dia das pessoas comuns é uma das chaves para alavancar definitivamente uma mudança de mentalidades. Não é fácil mobilizar a sociedade, ainda mais em torno de uma agenda inicialmente vista como algo um tanto distante dos problemas mais impactantes, tais como violência urbana, pobreza etc.

Porém, mesmo se tratado de uma agenda complexa, os temas em pauta já são mais do que presentes no dia a dia de todos. Um exemplo claro é a destinação de resíduos sólidos. Trata-se de um tema tão grave, que chegou a levar o Estado brasileiro a criar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, tamanha a preocupação e precariedade da situação atual dos municípios brasileiros em relação ao tratamento e destinação de seu lixo. Desde a implementação de soluções de compostagem locais a planos de instalação de unidades de compostagem caseiras, a situação atual inspira cuidados.

klfdjskjdfk

Entratanto, além da destinação dos resíduos sólidos, outros desafios mobilizam a sociedade na direção de uma política de sustentabilidade. É preciso diminuir as emissões de gases tóxicos, minimizar o uso de defensivos agrícolas, controlar a produção de embalagens e produtos descartáveis que não sejam biodegradáveis e não agridam ao meio-ambiente, sem falar no incentivo ao uso de fontes de energia recicláveis que não gerem resíduos de Carbono ou que não impactem nos ambientes naturais.

Os desafios da sustentabilidade são complexos, históricos e difíceis de serem superados, mas as ferramentas com que contamos para atingir esses objetivos são poderosas e, dentre todas, a educação será aquela que, ao moldar novas consciências, estará predispondo o futuro a se assumir uma propensão ao acolhimento muito mais amplo de práticas que visem a preservar a vida na Terra. Incluindo a nossa.

 

ProEnem

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

One thought on “Fique Ligado – Sustentabilidade no Brasil”

Somos um portal de ensino a distância com foco no ENEM. Nosso objetivo é oferecer ensino de alta qualidade através de renomados professores e tecnologia de ponta, além de todo suporte pedagógico necessário para o seu sucesso.

© 2015 Pro Enem - Todos os direitos reservados